A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga DISTINÇÃO ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE da Universidade Federal do Pará - UFPA, pela conquista do Prêmio Capes de Tese - Edição 2016 na área de Engenharias IV, com a Tese "DISPOSITIVOS DE CONTROLE NÃO RECÍPROCOS BASEADOS EM CRISTAIS FOTÔNICOS PARA UTILIZAÇÃO NA FAIXA DE FREQUÊNCIA ÓPTICA" defendida por GIANNI MASAKI TANAKA PORTELA sob orientação do Professor Doutor VICTOR ALEXANDROVICH DMITRIEV

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, PPGEE-UFPA, convida toda a Comunidade Acadêmica e a quem mais interessar à participar das Defesas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, bem como Exames de Qualificação para o Doutorado, que se realizarão neste mês de Janeiro dando início às nossas Atividades Acadêmicas.

Para maiores informações consulte nossa Agenda de Defesas e venha prestigiar nossos Mestrandos e Doutorandos.

 

A Coordenação.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPA) tem a satisfação de informar que sob a Coordenação do Professor Dr. Carlos Renato Lisboa Francês, foi criado o Laboratório de Tecnologias Sociais (LTS), como o mais recente laboratório de pesquisa vinculado à área de concentração de Computação Aplicada do PPGEE/UFPA.

O LTS é um laboratório com atuação interdisciplinar e multi-institucional, que agrega pesquisadores e instituições de diversos perfis e natureza, tendo como base a utilização de modelos matemáticos e computacionais para solução de problemas do mundo real. São exemplos de áreas de atuação do LTS: energia, saúde pública, seguridade social, meio ambiente, educação e inclusão digital.

Brevemente informaremos os URLs para que seja possível o acesso neste site.

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal do Pará está comemorando 30 anos de existência, e foi realizada uma cerimônia na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA), a partir das 10h30.

No evento comemorativo, foi feita uma apresentação que mostrou o histórico do programa, uma mesa de pronunciamentos e algumas homenagens. A professora Emília Tostes, responsável pela apresentação, destacou o orgulho em fazer parte da equipe. “É um orgulho de quem quer fazer a diferença e trazer a mudança para a Região Amazônica na área de Engenharia Elétrica”, disse.

A composição da mesa foi a seguinte: o pró-reitor de Pesquisa da UFPA, professor doutor Rômulo Simões, que estava representando o reitor, Emmanuel Tourinho; o professor Newton Soeiro, diretor- adjunto do Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA); e o professor Evaldo Gonçalves Pelaes, coordenador do PPGEE.

Os professores Evaldo e Newton destacaram, em suas falas, a importância da Engenharia Elétrica e do programa para a Universidade Federal do Pará. “É muito bom trabalhar em equipe, e ainda temos muita coisa pela frente”, disse o coordenador do programa, professor Evaldo Pelaes. Já o pró-reitor Rômulo Simões parabenizou o PPGEE pelos números apresentados e pelo trabalho em equipe: “Fico feliz e emocionado ao participar deste evento. É um privilégio servir a universidade em que me formei”, destacou. Ao final do evento, foi realizada uma apresentação musical.

As homenagens foram direcionadas ao professor Aldebaro Barreto da Rocha, que orientou o maior número de dissertações de mestrado; ao professor João Crisóstomo Albuquerque Costa, que orientou o maior número de teses de doutorado; aos professores Tadeu Medeiros Branco, Gervásio Protásio Cavalcante e Jurandyr Nascimento Garcez, que fundaram o programa, à Secretaria do PPGEE e ao professor Evaldo Gonçalves Pelaes, pela coordenação do programa.

PPGEE – O programa busca formar recursos humanos qualificados, além de promover a pesquisa e o aprofundamento de estudos técnicos, científicos e sociais na Amazônia e no Brasil, dentro de um contexto globalizado, observando a melhoria da qualidade de vida na região. O PPGEE estrutura-se em três áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica (sistemas de potência, fontes renováveis e controle e automação), Computação Aplicada (redes e sistemas distribuídos e inteligência computacional) e Telecomunicações (eletromagnetismo aplicado e processamento de sinais).

De acordo com a vice-coordenadora do PPGEE, Emília Tostes, o programa desempenha um papel fundamental na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, na área de Engenharia Elétrica, o que pode ser constatado pelo número significativo de profissionais formados que atuam como disseminadores de conhecimentos científicos e tecnológicos em instituições de ensino e pesquisa e em empresas na Região Amazônica. “Pelas suas coordenadas históricas e pela localização na região territorial em que se encontra, o PPGEE já nasceu predestinado a um relevante papel no apoio ao desenvolvimento regional”, disse.

Conquistas - Nos trinta anos de atividade, o programa realizou diversas conquistas e fez parceria com universidades de todo o Brasil e de outros países. Ainda de acordo com a coordenação, o programa trabalha para ser uma referência regional na formação de profissionais, com capacitação de maior densidade, mais envolvidos e preparados para enfrentar os novos desafios da realidade tecnológica na Amazônia e no Brasil. Durante esse tempo de atuação, já foram defendidas mais de 500 dissertações e mais de 150 teses, além de ser considerado o primeiro e melhor Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Região Amazônica.

 

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA